Terça, 23 Março 2021 10:11

PLANO MUNICIPAL DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

Publicado por
Avaliar
(1 Voto)

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA UNIÃO

PLANO DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM NOVA UNIÃO/RO

 

PLANO MUNICIPAL DE VACINAÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

 

INTRODUÇÃO

Nova união por ser um município pequeno e carente, não só financeiro, mas também de mão de obra qualificada, decide fazer um plano de ação para a vacinação de covid-19.

Visando que a nossa demanda uma solução que apresente uma resposta a nossa população, sabendo-se que o ministério da saúde colocou em vigência um plano de imunização nossa cidade decide colocar em ação o nosso plano.

Plano esse que será elaborado com o apoio de coordenadores de vacinação e também com profissionais da saúde, os quais são os que vivenciam e presencia a dificuldade tanto com a logística de vacinação quanto a doença.

OBJETIVO

  • ● Estabelecer as ações e estratégias para a operacionalização da vacinação contra a covid-19 no município de nova união
  • ● Apresentar a população-alvo e grupos prioritários para vacinação;
  • ● Otimizar os recursos existentes por meio de planejamento e programação oportunos para operacionalização da vacinação nas três esferas de gestão;
  • ● Colocar em ação o plano municipal de imunização
  • ● Utilizar as vacinas fornecidas de forma oportuna e legal
  • ● Informar a população das medidas adotadas para essa imunização

GRUPOS PRIORITÁRIOS

  1. Pessoas que trabalhão nas áreas da saúde em contato direto com pacientes covid positivos ou sintomáticos, médicos, enfermeiros, técnico de enfermagem, odontólogo, farmácia, biomédicos, aux. De laboratório, ou seja, todos os profissionais essenciais para ajuda no combate à pandemia.
  2. Vacinadores
  3. Motorista, recepcionistas, guardas e agentes de limpeza e conservação esses que estão em contato direto com os pacientes covid-19.
  4. Profissionais da ubs, visando que nossa cidade usa a ubs como um centro de amparo aos pacientes sendo esses sintomáticos ou não, e já esta em plano de ação a separação e criação de um polo de atendimento ao covid-19, onde usaremos esses profissionais.
  5. Todos os outros grupos citados no plano de imunização do ministério da saúde que irão ser contemplados nas próximas fases, que sera anexado ao fim desse plano.

PLANO DE ACAO

Em nosso município temos uma sala vacina instalada em nossa unidade hospitalar, contamos com uma auxiliar de enfermagem capacitada a exerce as aplicações de vacinas, temos o nosso coordenador da sala que um profissional altamente qualificado e a nossa coordenando geral do programa de imunização que uma profissional formada em enfermagem.

Destaco aos senhores que temos em nossa sala a capacidade de funcionamento, mas temos projetos para a construção futura de uma nova sala de vacinas para funcionar em conjunto com a nossa ubs, equipamentos disponíveis têm todos os insumos necessários, sofá, ar condicionado, computador, câmara fria de alta tecnologia, geladeira, mesa e armários.

Com a chegada dessas novas vacinas para imunização contra o covid, nos encontramos com um desafio primeiro pela distancia; vivemos em cidade que fica mais 75 km de distancia da nossa central de distribuição, segundo; profissionais por contarmos somente com uma na linha de frente da imunização, terceiro; deslocamento por nossa unidade ser separada da nossa ubs encontrou um problema quanto a distancia, quarto e ultimo; definir as nossas prioridades e também não aglomerar.

Pós-estabelecido todos esses problema iniciamos uma maneira de solucionar em primeiro foi o deslocamento a recolher as unidades disponibilizadas pelo governo que em nosso caso foram poucas para poder imunizar todos os profissionais da área da saúde, mesmo havendo esse problema, apos recolhermos as doses, chegamos a nossa cidade e começaremos a imunizar os nossos profissionais da linha de frente te da pandemia.

Segundo problema solucionado foi a nossa funcionaria décimos iniciar a nossa imunização por ela, por ser a que teria contato com todos os outros a ser imunizada deveríamos a proteger, pós isso ficamos decidido a começar por nossa ubs além de serem pessoas que trabalham no combate a pandemia diária adotamos a recomendações de M.S. quanto a começar por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem. Dentista, técnico em raios-X, recepcionista, motoristas e auxiliar de limpezas.

Logo apos terminarmos a ubs iniciou a unidade hospitalar onde usamos a mesma hierarquia pedida nas recomendações supramencionadas, nessa primeira fase deixamos alguns profissionais que trabalha na saúde mais em setores administrativos, esse serão imunizado em seu devido tempo e quando assim forem autorizadas, todas as vacinas realizadas em nosso município foram devidamente anotados os nomes. Cpf e cns, informado a usuário que ele teria o direito a receber ou não a imunização.

Deslocamento para esse problema decidiu, usar veículos próprios e isolantes térmicos recomendados e observados para não perdemos a qualidade de cada dose aplicadas, respeitamos também em solicitar o profissional um a um para que não houvesse aglomerações no setor que estivesse fazendo a imunização, protegendo assim o usuário e também a profissional.

Para as demais faixas a ser contempladas estaremos esperando a disponibilização do MS e também quais são os grupos nela integrado sabendo que adotaremos todas as recomendações, tanto para a segurança quanto para evitar possíveis fraudes, imunizando os grupos recomendado pelo MS.

FARMACOVIGILÂNCIA

Em nosso sistema de vacinação contamos hoje com somente uma profissional a qual trabalha de segunda a sexta feira nos horários de 07h00min as 13h00min, essa recebe o suporte do nosso diretor hospitalar e nosso antigo vacinador.

Para termos um sistema de monitoramento de possíveis efeitos adversos colocarei a disposição de nossos vacinadores a equipe de epidemiologia e também meu gerente de enfermagem, para que assim possamos fazer as devidas notificações e para seu transporte será disponibilizado carro da frota publica e também um motorista.

Esperamos que com essas medidas possamos executar nosso fármaco vigilância, podendo executar outras medidas no processo dessa etapa enfim de sua melhoria.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Em nosso município tentaremos adotar todo o processo de informação para melhorar a comunicação com sistema do ministério da saúde, visando que hoje contamos com só uma pessoa que alimenta o sistema, mas estamos buscando ferramentas para torna esse sistema mais dinâmico.

Adotaremos todas as medidas recomendadas pelo ministério da saúde, cabível a nossa realidade, essas serão citadas nos parágrafos abaixo:

Os sistemas de informação na operacionalização da campanha de vacinação têm como objetivo o monitoramento e  avaliação dos dados relativos à vacina e aos usuários, desde a logística dos insumos até a administração, fármaco vigilância e estudos pós-marketing.

O Sistema de Informação de Insumos Estratégicos (SIES) será utilizado para o registro da movimentação dos imunobiológicos entre as centrais de rede de frio nacionais, estaduais e municipais.

Para a campanha nacional de vacinação contra a covid-19, o registro da movimentação das vacinas recebidas e das doses aplicadas deverão ser feitos no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) - módulo campanha,  nos pontos de vacinação da rede pública e privada de saúde.

O E-SUS notifica é utilizado amplamente para o registro de casos de Síndrome Gripal (SG) e, também, será utilizado para o registro de Eventos Adversos Pós-Vacinação (EAPV).

Para os locais sem conectividade, poderá ser utilizada a versão para Coleta de Dados Simplificada (CDS) do e-SUS AB.

Adicionalmente, o sistema informatizado NOTIVISA será aplicado para os registros e monitoramento de queixas técnicas relacionadas à vacina Covid-19.

Para os locais onde não há conectividade, utilizam CDS do e-SUS AB ou formulário físico ou possuem sistemas próprios, orienta-se que a inserção dos dados nos sistemas deverá ocorrer em até 48h.

Anexos:

Corona Plano

Portal CORONA VÍRUS da Secretaria Municipal de Saúde de Nova União - RO.